Close

Conheça o Palácio Medici-Riccardi

Jardim Palácio Medici Riccardi de Florença

Conheça o palácio Medici-Riccardi, construído por ordem de Cosimo o Velho, é considerada a primeira aquitetura renascentista privada da História.

Conheça o Palácio Medici-Riccardi é um palácio renascentista que fica no coração de Florença e é considerado a primeira arquitetura renascentista privada.

Palacio Medici Riccardi de Florença, residência privada Medici do século XV
Palacio Medici Riccardi de Florença, residência privada Medici do século XV

Arquitetura e estilo

O arquiteto deste palácio foi Michelozzo Michelozzi, após um primeiro projeto do Brunelleschi ser recusado por Cosimo I, segundo uma tradição que não sabemos se é verdadeira.

Até então as famílias viviam em torres. Em 1444 será Cosimo I, “Pai da Pátria“, homem que subvencionou inúmeras construções em Florença, a solicitar a construção de um palácio para a sua família.

O palácio é uma grande homenagem da arquitetura clássica, repleto de citações, desde à sua estrutura com pátio e “impluvium”, até os elementos decorativos. Quem chegar de Pompéia vai notar imediatamente a semelhança!

Orfeu e Cérbero, de Baccio Bandinelli,1519
Orfeu e Cérbero, de Baccio Bandinelli,1519 – hoje no Palácio Medici-Riccardi

A partir deste momento a cidade sofrerá uma mudança no que tange as residências privadas dos grandes senhores, e de consequênca a urbanização da cidade mudará completamente, com estes majestosos palácios que hoje são, na sua maioria, museus abertos ao público.

Pátio interno do Palácio Medici-Riccardi de Florença
Pátio interno do Palácio Medici-Riccardi de Florença, detalhe grafitis

Capela dos magos do Palácio Medici-Riccardi

O importante palácio, apelidado de “palácio de Via Larga”, contém várias obras de arte, entre as quais a mais importante é o afresco de Benozzo Gozzoli na Capela Medici-Riccardi, que representa vários membros da familia, além de outras personalidades importantes da política do século XV.

Benozzo Gozzoli, "Cavalcata dei Magi" (Cavalgada dos Magos), Capela privada do Palácio Medici-Riccardi
Benozzo Gozzoli, “Cavalcata dei Magi” (Cavalgada dos Magos), Capela privada do Palácio Medici-Riccardi

Em Abril de 2019 foi aberta uma pequena ala subterrânea no palácio, com objetos de escavações que duraram 7 anos, e esculturas da família Riccardi, que comprou o palácio no século XVII. Interessante o revestimento do desvio do rio Mugnone, que passava por aqui.

No primeiro andar é possível ver além da Capela Medici, alguns aposentos do palácio e os impressionantes afrescos com a “Júpiter e a Apoteose dos Medici“, pintados entre 1682-85 pelo napoletano Luca Giordano.

Conte com uma importante parada de 45 minutos pelo menos para ver o pátio do palácio, os afrescos de Benozzo Gozzoli e Luca Giordano.

Horário de abertura: (2a-Sáb 9.30-13.00/14.00-17.00 Dom e Feriados 9.30-12.30) – site oficial: https://www.palazzomediciriccardi.it/ . Tickets € 7 inteiro e € 4 meia.

A imagem dos afrescos da Capela Medici é da Wikipedia.