Close

Imperdível Museu do Bargello

Salão DOnatello no Museu Bargello de Florença

O Museu do Bargello de Florença é um programa imperdível seja pela sua sede, um edifício do século XIII, seja pela sua coleção com os maiores nomes da escultura toscana, iniciando por Verrocchio, passando por Donatello, MIchelangelo, para chegar em Vincenzo Dante e Giambologna.

Visitar o imperdível Museu do Bargello em Florença é um dos programas que mais aconselho quando visitar a cidade, seja pela sua sede, um edifício do século XII, seja pela sua coleção de esculturas, com nomes que vão de Verrocchio a Giambologna, passando por Donatello e Michelangelo.

Pátio interno do imperdível Museu do Bargello em Florença
Pátio interno do Museu do Bargello em Florença

Arquitetura do Museu Bargello

Construído na metade do século XIII provavelmente por Lapo de Cambio, pai do histórico arquiteto de Colle de Val D’Elsa, Arnolfo de Cambio, originalmente o Bargello foi um edifício onde tinha a sede o governo com o podestà Gualfredotto da Milano, que deveria governar a cidade super partes, isto é, sem favorecer nenhuma das famílias que desejavam a hegemonia sobre a cidade de Florença.

Reserve seu passeio com guia credenciada em português
Reserve seu passeio com guia credenciada em português
Pátio interno Museu Bargello Florença
Pátio interno Museu Bargello Florença, guia brasileira

A varanda (ou em italiano, portico) possui pilastres octagonais sobre o qual se apoiam arcos de volta perfeita, celebrando a arquitetura medieval em grande estilo.

Esculturas de Giambologna do imperdível Museu Bargello
Esculturas de Giambologna do Bargello

Salão de Michelangelo Bargello

No salão à direita da entrada podemos ver o Bacco, o Tondo Pitti e o Apollo, do Michelangelo, coisa que aconselho a qualquer pessoas que vá visitar Roma em seguida, pois as esculturas foram realizadas antes da famosa Pietà de São Pedro.

Baco, Michelangelo, Museu do Bargelo de Florença
Baco, Michelangelo, Museu do Bargelo de Florença

Além disso, aqui você poderá descobrir outros artistas do manierismo florentino, como flamingo Giambologna, Vincenzo Danti, Ammanati e Baccio Bandinelli.

Subir a escadaria de Neri di Fioravante é uma experiência à parte, principalmente por que através dela chegamos no salão do Donatello, ambiente maravilhoso com pé direito altíssimo, formado por pilares com arcos apuntados e várias esculturas de Donatello e os famosos painéis de Ghiberti e Brunelleschi, da competição para a porta do batistério de 1401.

Salão de Donatello - imperdível 
 o Museu do Bargello em Florença
Salao de Donatello no Museu do Bargello em Florença

Salão Donatello no Bargello

A Opera del Duomo comissionou o São Jorge ao Donatello, a primeira escultura que conhecemos do gênio renascentista, considerada ainda “gótica” pela caída ainda muito rígida do seu manto: podemos apreciá-la aqui. Como a cidade de Florença há uma tradiçao de “Davís”, é bem neste salão que podemos ver o Daví do Verrocchio e o pequeno Daví do Donatello, os precedentes do famoso Daví do Michelangelo!

Davi de Verrocchio e Donatello
Davi de Verrocchio e Donatello no Museu do Bargello

Coleção Carrand no Bargello

O segundo andar do museu abriga a Coleção Carrand com incríveis objetos devocionais em marfim e litúrgicos, como o Flabello de Tournous, a Capela da Madalena com uma retrato de Dante em afresco, realizado pela escola de Giotto, portanto muito provavelmte quando o poeta era vivo.

Marfim esculpido com as histórias de Cristo, Museu Bargello
Marfim esculpido com as histórias de Cristo, século XIV, maõ de obra francesa, coleção Carrand, Museu Bargello

Capela da Madalena, Bargello

Capela da Madalena, Museu Bargello, Florença
Capela da Madalena, Museu Bargello, Florença

O último andar contém uma coleção de esculturas em cerâmica vetrificada, manufatura típica florentina, uma coleção de moedas, com vários exemplos de florins de ouro, esculturas preciosíssimas do Verrocchio, Laurana e Mino da Fiesole

Cerâmica vetrificada, técnica inventada por Lucca della Robbia
Cerâmica vetrificada, técnica inventada por Lucca della Robbia

e uma das obrasprimas do mestre do barroco romano, Bernini, com o retrato intimíssimo da sua “Constanza“, sua amante, uma das obras de arte mais pungentes que conheço.

Costanza Bonarelli, Bernini
Costanza Bonarelli, 1636-38, Bernini no Museu do Bargello de Florença

Para quem gosta de arquitetura medieval, arte e de encontrar o fio da meada das coisas, é um prato cheio. Aliás, é difícil ir embora deste museu!

Museu do Bargello, Via del Proconsolo, 4 – 50122 Firenze Telefono +39 055 0649440 – site oficial http://www.bargellomusei.beniculturali.it/

Abertura: de 2a a domingo, das 08.15 às 14.00h; fecho: primeiro, terceiro quinta 2a feira do mês, segundo e quarto domingo do mês, Natal e Reveillon

Ticket: inteiro €8 e meia €2