O Duomo de Florença é um edifício que teve a sua construção iniciada pelo mítico arquiteto Arnolfo de Cambio, em 8 de Setembro de 1296, dia no qual se comemora o nascimento da Virgem Maria. Com tanta história, visite este monumento com uma guia Toscana em português!
A catedral que vemos hoje é dedicada à Virgem Maria; Florença é uma cidade muito ligada ao culto mariano.

A belissima fachada que vemos hoje é de Emilio De Fabris e foi realizada às pressas no século XIX, quando Florença estava para ser nominada a capital da Itália. E o que tinha antes desta fachada?
A fachada arnolfiana do Duomo de Florença
A fachada medieval nunca foi completada – uma curiosidade de Florença são as tantas igrejas com fachadas inacabadas! – mas 25m de altura chegaram a ser construidos e decorados.

Das esculturas mais famosas desta versão, temos a Madonna dagli occhi di vetro (Virgem dos olhos de vidro), uma “Virgem com o menino Jesus que abençoa”, de Arnolfo de Cambio.

O sol bate na fachada da igreja quando começa a o cair da tarde, o efeito dos olhos desta Virgem protetora de Florença deveria ser lindo!

Mas não acaba aí! Há várias outras esculturas do mestre medieval que enfeitavam a catedral medieval: a Santa Reparata (à qual era dedicada a primeira catedral florentina), o São Zanobi (o primeiro bispo de Florença), uma série de anjos e animais… e a Dormição da Virgem.

Outros artistas importantes contribuiram com esculturas prestigiosas à fachada medieval, como o jovem Donatello e Nanni di Banco, Piero di Giovanni Tedesco, tinha até um Santo Estevão de Andrea Pisano, que fez a primeira porta em bronze do batistério.


Mesmo inacabada, deveria ser um espetáculo esta fachada.
Mas o que aconteceu com ela?
Francesco I desmonta a fachada medieval
A um certo ponto da segunda metade do século XVI, Francesco I de Medici segue o conselho do seu arquiteto de confiança, Bernardo Buontalenti, e desmonta a antiga fachada, pois era considerada “antiquada” naquele momento. Buontalenti e outros aquitetos fizeram projetos para renovar a fachada à moda do tempo (podem ser vistos as maquetes em madeira no 2. andar do Museu dell’Opera del Duomo de Florença)…. mas nunca conseguiram nem iniciá-la, imagina acabá-la!
Dada à importância deste edifício de culto, quando organizavam comemorações importantes, como casamentos do Grãoduca, etc., era comum pintar a fachada, fazendo uma decoração temporânea para o evento em questão.
Emilio De Fabris e a nova fachada
A previsão de Florença como capital da Itália no século XIX deu o impulso necessário para que finalizassem a fachada do Duomo! Emilio De Fabris é o autor do projeto e foi arquiteto e restaurador. É descrito pela crítica como intérprete perfeito do momento histórico em que se deveria realizar uma obra importantíssima e que ligasse o passado ao presente.
Acima de todos: Deus Pai. Logo abaixo, os artistas toscanos. Ao redor da rosácea, Toscanelli, Vespucci, Galilei e Ficino; à direita e esquerda: Pippo Spano e Niccolò Acciaioli. No centro, A Virgem com o menino Jesus e os evangelistas à direita e esquerda. Abaixo, a Virgem como “arca da nova aliança com Deus”. Mais abaixo, as 4 esculturas das pilastras: Cardinal Valeriani, Bispo Tinacci, papa Eugeno IV e S. Antonino Pierozzi.
Os mármores da fachada
Discreta, mas ao mesmo tempo com contrastes dados por cores delicadas, a fachada do Duomo possui três mármores diferentes: o branco de Carrara, o verde de Prato e o vermelho dos arredores de Siena.
Todo mundo adora a fachada da catedral!
O interior do Duomo
O interior do Duomo é dividido em três naves e a arquitetura é tipicamente medieval, com arcos ogivais que apoiam sobre pilastras poligonais – estas pilastras desenhadas por Francesco Talenti são consideradas uma obraprima do gótico florentino.

O acabamento é extremamente elegante e simples, também característico dos florentinos desde a Idade Média: pedra serena (uma pedra arenária da região) e reboque branco nas paredes.

O lado interior da fachada é já digno de ser admirado com o relógio que marca a hora solar, pintado por Paolo Uccello (até que confirmem a autoria de um outro pintor), tem seu quadrante dividido em 24 partes e o ponteiro corre ao contrário.

Perto do Portão da Mandorla tem uma homenagem a Dante Alighieri, projeto de Alesso Baldovinetti e realização de Domenico Michelino.

A cúpula de Brunelleschi
A catedral ficou quase 100 anos sem uma cúpula, pois com o aumento da superfície realizado por Talenti, o espaço reservado à cúpula também aumentou e faltava a tecnologia para esta gigantesca realização arquitetônica.

Somente após intrigas e concursos, Brunelleschi será encarregado em 1419 de realizá-la, finalmente sozinho, como desejava! Infelizmente o gênio não nos deixou nenhum documento para que possamos entender como ele resolveu o problema de construir uma estrutura que se autosustenta no lugar de uma enorme cratera de quase 50m de diâmetro.
O que sabemos é que se trata de uma cúpula dupla, construída sobre um octágono cujos lados não são idênticos, feita de tijolos que foram realizados ali mesmo no canteiro de obras e controlados um por um por Brunelleschi.
Há vários detalhes e anedotas que serão contados num post que será escrito somente sobre este assunto!
Regras para entrar no Duomo de Florença
… ou em qualquer igreja na Itália: ombros e joelhos devem estar cobertos não importa a temperatura que faça; não é permitido entrar com comidas ou bebidas; não é permitido fumar no interior da catedral.

Tickets para a cúpola do Duomo de Florença, Batistério e subterrâneos, site oficial
Endereço: Piazza del Duomo. Entrada gratuita.
Site oficial para compra de ingressos antecipados para o complexo religioso de Santa Maria del Fiore: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/ . A cúpola deve ser reservada com horário no ato da compra. O bilhete custa €20 com todas as taxas de reserva e inclui:
- batistério de São João
- cúpula de Brunelleschi
- subterrâneos do Duomo (nível do piso de Santa Reparata, a catedral que existiu neste lugar antes da atual ser construída)
- campanário do Giotto
- Museo dell’Opera del Duomo
Horários de visita: 10-16h

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