Close

Duomo de Florença

Curiosidades e detalhes do Duomo de Florença, um dos edifícios mais importantes do centro UNESCO de Florença. Visite-o com uma guia credenciada.

O Duomo de Florença é um edifício que teve a sua construção iniciada pelo mítico arquiteto Arnolfo de Cambio, em 8 de Setembro de 1296, dia no qual se comemora o nascimento da Virgem Maria. Com tanta história, visite este monumento com uma guia Toscana em português!

A catedral que vemos hoje é dedicada à Virgem Maria; Florença é uma cidade muito ligada ao culto mariano.

Fachada, Cúpula de Brunelleschi, Campanário do Giotto e Batistério de Florença
Detalhe de fachada do Duomo, Cúpula de Brunelleschi, Campanário do Giotto e Batistério de Florença

A belissima fachada que vemos hoje é de Emilio De Fabris e foi realizada às pressas no século XIX, quando Florença estava para ser nominada a capital da Itália. E o que tinha antes desta fachada?

A fachada arnolfiana do Duomo de Florença

A fachada medieval nunca foi completada – uma curiosidade de Florença são as tantas igrejas com fachadas inacabadas! – mas 25m de altura chegaram a ser construidos e decorados.

Reconstrução da fachada medieval do Duomo de Florença - guia Toscana.
A reconstrução da fachada do Duomo de Florença com as esculturas originais no Museo dell’Opera del Duomo

Das esculturas mais famosas desta versão, temos a Madonna dagli occhi di vetro (Virgem dos olhos de vidro), uma “Virgem com o menino Jesus que abençoa”, de Arnolfo de Cambio.

Fachada do DUomo de Florença
Fachada do DUomo de Florença

O sol bate na fachada da igreja quando começa a o cair da tarde, o efeito dos olhos desta Virgem protetora de Florença deveria ser lindo!

A Virgem dos olhos de vidro, escultura de Arnolfo de Cambio para a fachada medieval do Duomo de Florença
A Virgem dos olhos de vidro, escultura de Arnolfo de Cambio para a fachada medieval do Duomo de Florença – versão em material sintético para ser tocada! 🙂

Mas não acaba aí! Há várias outras esculturas do mestre medieval que enfeitavam a catedral medieval: a Santa Reparata (à qual era dedicada a primeira catedral florentina), o São Zanobi (o primeiro bispo de Florença), uma série de anjos e animais… e a Dormição da Virgem.

Esquema da fachada arnolfiana
Esquema da fachada arnolfiana que pode ser interiamente remontada no Museo dell’Opera del Duomo de Florença

Outros artistas importantes contribuiram com esculturas prestigiosas à fachada medieval, como o jovem Donatello e Nanni di Banco, Piero di Giovanni Tedesco, tinha até um Santo Estevão de Andrea Pisano, que fez a primeira porta em bronze do batistério.

Portão central da Catedral com Santa Reparata, escultura de Amalia Dupré, séc. XIX
Portão central da Catedral com Santa Reparata, escultura de Santa Reparata, de Amalia Dupré, séc. XIX
Detalhes da Catedral de Santa Maria del Fiore - entre o duomo e o campanário
Detalhes entre o duomo e o campanário

Mesmo inacabada, deveria ser um espetáculo esta fachada.

Mas o que aconteceu com ela?

Francesco I desmonta a fachada medieval

A um certo ponto da segunda metade do século XVI, Francesco I de Medici segue o conselho do seu arquiteto de confiança, Bernardo Buontalenti, e desmonta a antiga fachada, pois era considerada “antiquada” naquele momento. Buontalenti e outros aquitetos fizeram projetos para renovar a fachada à moda do tempo (podem ser vistos as maquetes em madeira no 2. andar do Museu dell’Opera del Duomo de Florença)…. mas nunca conseguiram nem iniciá-la, imagina acabá-la!

Dada à importância deste edifício de culto, quando organizavam comemorações importantes, como casamentos do Grãoduca, etc., era comum pintar a fachada, fazendo uma decoração temporânea para o evento em questão.

Emilio De Fabris e a nova fachada

A previsão de Florença como capital da Itália no século XIX deu o impulso necessário para que finalizassem a fachada do Duomo! Emilio De Fabris é o autor do projeto e foi arquiteto e restaurador. É descrito pela crítica como intérprete perfeito do momento histórico em que se deveria realizar uma obra importantíssima e que ligasse o passado ao presente.

Acima de todos: Deus Pai. Logo abaixo, os artistas toscanos. Ao redor da rosácea, Toscanelli, Vespucci, Galilei e Ficino; à direita e esquerda: Pippo Spano e Niccolò Acciaioli. No centro, A Virgem com o menino Jesus e os evangelistas à direita e esquerda. Abaixo, a Virgem como “arca da nova aliança com Deus”. Mais abaixo, as 4 esculturas das pilastras: Cardinal Valeriani, Bispo Tinacci, papa Eugeno IV e S. Antonino Pierozzi.

Os mármores da fachada

Discreta, mas ao mesmo tempo com contrastes dados por cores delicadas, a fachada do Duomo possui três mármores diferentes: o branco de Carrara, o verde de Prato e o vermelho dos arredores de Siena.

Todo mundo adora a fachada da catedral!

O interior do Duomo

O interior do Duomo é dividido em três naves e a arquitetura é tipicamente medieval, com arcos ogivais que apoiam sobre pilastras poligonais – estas pilastras desenhadas por Francesco Talenti são consideradas uma obraprima do gótico florentino.

Vista do interior da fachada e nave esquerda da Catedral de Santa Maria del Fiore
Vista do interior da fachada e nave esquerda da Catedral de Santa Maria del Fiore

O acabamento é extremamente elegante e simples, também característico dos florentinos desde a Idade Média: pedra serena (uma pedra arenária da região) e reboque branco nas paredes.

Nave central de Santa Maria del Fiore, com os arcos ogivais que apoiam sobre pilastres poligonais
Nave central de Santa Maria del Fiore, com os arcos ogivais que apoiam sobre pilastres poligonais

O lado interior da fachada é já digno de ser admirado com o relógio que marca a hora solar, pintado por Paolo Uccello (até que confirmem a autoria de um outro pintor), tem seu quadrante dividido em 24 partes e o ponteiro corre ao contrário.

Decoração do interior da fachada de Santa Maria del Fiore: relógio de Paolo Uccello, mosaicos de Gaddo Gaddi e a sepultura do Bispo Orso.
Decoração do interior da fachada de Santa Maria del Fiore: relógio de Paolo Uccello, mosaicos de Gaddo Gaddi e a sepultura do Bispo Orso, de TIno da Camaino. Os anjos musicais são de Santi di Tito, pintor da Contra-Reforma.

Perto do Portão da Mandorla tem uma homenagem a Dante Alighieri, projeto de Alesso Baldovinetti e realização de Domenico Michelino.

Homenagem a Dante Alighieri, desenho de Alesso Baldovinetti e realização de Domenico Michelino
Homenagem a Dante Alighieri, com o Sete Céus que descreve na Divina Comédia, nas suas mãos

A cúpula de Brunelleschi

A catedral ficou quase 100 anos sem uma cúpula, pois com o aumento da superfície realizado por Talenti, o espaço reservado à cúpula também aumentou e faltava a tecnologia para esta gigantesca realização arquitetônica.

A cúpula de Brunelleschi pode ser vista de até 70km de Florença!
A cúpula de Brunelleschi pode ser vista de até 70km de Florença!

Somente após intrigas e concursos, Brunelleschi será encarregado em 1419 de realizá-la, finalmente sozinho, como desejava! Infelizmente o gênio não nos deixou nenhum documento para que possamos entender como ele resolveu o problema de construir uma estrutura que se autosustenta no lugar de uma enorme cratera de quase 50m de diâmetro.

O que sabemos é que se trata de uma cúpula dupla, construída sobre um octágono cujos lados não são idênticos, feita de tijolos que foram realizados ali mesmo no canteiro de obras e controlados um por um por Brunelleschi.

Há vários detalhes e anedotas que serão contados num post que será escrito somente sobre este assunto!

Regras para entrar no Duomo de Florença

… ou em qualquer igreja na Itália: ombros e joelhos devem estar cobertos não importa a temperatura que faça; não é permitido entrar com comidas ou bebidas; não é permitido fumar no interior da catedral.

Tickets para a cúpola do Duomo de Florença, Batistério e subterrâneos, site oficial

Endereço: Piazza del Duomo. Entrada gratuita.

Site oficial para compra de ingressos antecipados para o complexo religioso de Santa Maria del Fiore: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/ . A cúpola deve ser reservada com horário no ato da compra. O bilhete custa €20 com todas as taxas de reserva e inclui:

  1. batistério de São João
  2. cúpula de Brunelleschi
  3. subterrâneos do Duomo (nível do piso de Santa Reparata, a catedral que existiu neste lugar antes da atual ser construída)
  4. campanário do Giotto
  5. Museo dell’Opera del Duomo

Horários de visita: 10-16h

Horário e regras para a visita ao Duomo de Florença
Horário e regras para a visita ao Duomo de Florença