Close

Visite a Opera do Duomo de Florença

Subterraneos à vista do Museu da Opera do Duomo de Florença

A “Opera del Duomo de Florença” é um museo que fica atrás da Catedral de Florença que contém grande parte das peças em mármore e bronze originais que voce virá na Praça do Duomo.

Visite a “Opera do Duomo de Florença” é um museo que fica atrás da Catedral de Florença que contém grande parte das peças em mármore e bronze originais que voce virá na Praça do Duomo.

Museu dell Opera del Duomo de Florença
Museu dell Opera del Duomo de Florença, entrada

Um museu a céu aberto, isto é, Florença, não pode se permitir que peças preciosíssimas fiquem sujeitas ao lento degrado causado pelos agentes atmosféricos.

Reserve seu passeio com guia credenciada em português
Reserve seu passeio com guia credenciada em português
Fachada medieval reconstruída do Duomo de Florença, Museu Opera del Duomo de Florença
Fachada medieval reconstruída do Duomo de Florença, Museu Opera del Duomo de Florença

Após a enchente de 1966 as peças principais da Praça do Duomo começaram a ser substituídas por excelentes cópias realizadas pelas mãos maravilhosas dos restauradores, de modo que os originais ficasssem protegidos. Onde? Basta que você Visite a Opera do Duomo de Florença!

Portas originais do batistério de Florença
Portas originais do batistério de Florença no Museu da Opera do Duomo

Visite a Opera do Duomo de Florença – o térreo

A antesala do museu possui uma pequena maquete em madeira com a fachada do Duomo de Florença e várias pequenas peças em mármore preciosíssimas que você poderá ver de pertinho, como os “Profetinhas” de Donatello e Nanni di Banco, ou o “Cristo Vir Dolorum“, também do Donatello.

Painel em bronze que pode ser tocado com a Criação de Adão e Eva
Painel em bronze do Ghiberti, cópia que pode ser tocado com a Criação de Adão e Eva, Opera do Duomo de Florença

No térreo do Museu que tem um pé direito de 25m de altura foi reconstruída a fachada medieval em escala 1:1 e foram colocadas as antigas esculturas. Bem na frente, e com a dimensão exata da distância ao batistério, temos as três portas em bronze originais.

É monumental.

Cristo VIr Dolorum, Tino da Camaino, Museo da Opera do Duomo de Florença
Cristo VIr Dolorum, Tino da Camaino, Museo da Opera do Duomo de Florença

Após percorrer o corredor longo à esquerda, vai ter a visão do salão: portas do batistério à direita e fachada à esquerda.

POrta Batistério Florença Andrea Pisano, Opera Duomo Florença
Porta original do Batistério Florença Andrea Pisano, Opera Duomo Florença; no alto o esplêncido “Sermão de João Batista” do Rustici, provavelmente sobre um desenho de Leonardo Da Vinci

A primeira porta conta as estórias de São João Batista e foi realizada por Andrea Pisano, em 1336. A cena do “Batismo de Cristo” no rio Jordão é para mim emblemática para que possamos acompanhar o o desenvolvimento da representação do espaço e do corpo humano a medida que vamos em frente no tempo, isto é, passamos pelas portas de 1401-1425 e 1425-1452 do Ghiberti!

Virgem dos Olhos de Vidro de Arnolfo de Cambio
Virgem dos Olhos de Vidro de Arnolfo de Cambio, Museo da Opera do Duomo de Florença

Estrela do térreo é a “Virgem dos Olhos de Vidro” de Arnolfo de Cambio, o grande arquiteto que vai desenhar a Florença no século XIII-XIV e que você virá também muito em Roma, nas https://www.romaemportugues.com.br/basilica-sao-paulo-fora-dos-muros/ e https://www.romaemportugues.com.br/santa-cecilia-em-trastevere/ em Roma, com os baldaquins de importantes canteiros medievais!

e https://www.romaemportugues.com.br/santa-cecilia-em-trastevere/ em Roma, com os baldaquins de importantes canteiros medievais!

Virgem dos Olhos de vidro de Arnolfo de Cambio, escultura em resina para que possa ser tocada - museu da Opera é adaptado para cegos!
Virgem dos Olhos de vidro de Arnolfo de Cambio, escultura em resina para que possa ser tocada – museu da Opera é adaptado para cegos!

Exite uma cópia desta escultura feita em resina que pode ser tocada; o museu é adaptado para cegos.

Relevos decorativos do Campanário do Giotto de Florença
Relevos decorativos originais do Campanário do Giotto de Florença

Visite o andar superior da Opera do Duomo

O primeiro andar também é precioso: possui várias obras de Donatello que podemos ver de perto, todos os originais do Campanário do Giotto e peças que simplesmente estavam nos armazéns das oficinas da Opera e que já tinham estado dentro do Duomo ou adjacências.

Profeta Jeremias, Donatello
Profeta Jeremias (do campanário do Giotto na Praça do Duomo), Donatello, primeiro andar da Opera do Duomo de Florença

Além disso, a parede que divide este ambiente do principal (com o pé direito de 25m), possui frestas para que possamos ver deste novo ângulo, partes da fachada e até parte das esculturas que originalmente eram colocadas no alto das portas do Batistério. É um show de visão e uma aula de museologia, para quem tem este tipo de interesse!

Neste andar também tem a parte interativa, com um vídeo que conta a história da construção da cúpula do Brunelleschi, para quem quiser aprofundar os conhecimentos, com imagens informações e mais detalhes técnicos. Foram também colocadas “máquinas” renascentistas para levantar pesos em construções de modo que possamos ter uma ideia sempre mais real do enorme desafio que foi a realização desta obra.

Ainda dignos de nota são os púlpitos de Brunelleschi e Lucca della Robbia e o grande altar do batistério em prata que demorou mais de 100 anos para ser construído e por onde passaram as mais preciosas mãos como dos irmãos Pollaiolo, mas também de Donatello!

A “Pequena” surpresa na saída do Museu são duas esculturas de Donatello e Michelangelo, com a “Maddalena” e a “Pietà Bandini“, respectivamente.

Pietà Bandini, Michelangelo
Pietà Bandini, Michelangelo

A “Pietà Bandini” é a escultura que Michelangelo realizou para a própria sepultura, portanto um trabalho extremamente íntimo do artista. Os personagens escolhidos foram a Virgem e o Cristo, naturalmente, e Nicodemos. Este último personagem aparece no mais abstrato dos evangelhos, o que gosto mais: João (3,1-21).

Nicodemos é descrito como um fariseu da alta casta; um judeu com profundo conhecemento dos textos bíblicos que tem um interessantíssimo diálogo com Jesus a partir da sua afirmação: “(…) Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. (…)”, que na sua íntegra nos mostra o quanto o gênio Michelangelo fosse um cristão convencido da sua fé, fato curioso como ponto de vista para apreciar a sua obra e que o distingue de tantos outros artistas do seu tempo.

Enfim, corra a visitar a Opera do Duomo de Florença pois vai ser uma emoção do começo ao fim!

Tickets para o Museu da Opera do Duomo de Florença, Batistério e subterrâneos, site oficial: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/

Endereço: Via della Canonica, 1. Entrada gratuita. Site oficial para compra de ingressos antecipados para o complexo religioso de Santa Maria del Fiore:

A cúpola deve ser reservada com horário no ato da compra (mesmo que vocâ não tenha intenção de subir). O bilhete custa €20 com todas as taxas de reserva e inclui: batistério de São João cúpula de Brunelleschi subterrâneos do Duomo (nível do piso de Santa Reparata, a catedral que existiu neste lugar antes da atual ser construída) campanário do Giotto Museo dell’Opera del Duomo